Paim e o reconhecimento aos lanceiros

Jaqueline Silveira

Paim e o reconhecimento aos lanceiros

De autoria do senador Paulo Paim (PT), a Comissão de Educação (CE) do Senado aprovou o projeto de lei que inclui os Lanceiros Negros, soldados que lutaram na Guerra dos Farrapos, no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria. A proposta foi analisada pela senadora Teresa Leitão (PT-PE) e, como o texto tem caráter terminativo na CE, segue direto para a votação na Câmara dos Deputados.

– Colocar os Lanceiros Negros no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria, como está fazendo o Senado da República, é muito mais do que uma homenagem, é um reconhecimento histórico. É resgatá-los, enfim, para a nossa memória. É assegurar a liberdade coletiva e a nossa identidade nacional, trazendo do passado silenciado a sonoridade vivida para o presente –, afirmou Paim à Agencia Senado. Em manifestação na Tribuna, ele destacou, ainda, que os negros representam 56% da população brasileira.

Podem ter os nomes inscritos no livro, conforme o Senado, brasileiros que tenham oferecido a vida para a construção ou defesa do país com excepcional dedicação e heroísmo, desde que decorridos 10 anos de sua morte.

O Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria é guardado no Panteão da Liberdade e da Democracia, monumento construído na Capital Federal em homenagem ao ex-presidente da República Tancredo Neves.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Pesm sedia pré-conferência de saúde no sistema penitenciário Anterior

Pesm sedia pré-conferência de saúde no sistema penitenciário

Legislativo reforçará a segurança com identificação Próximo

Legislativo reforçará a segurança com identificação

Geral